O bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação (até 36 semanas e 6 dias) é considerado prematuro, ou pré-termo. No Brasil, o nascimento de bebês prematuros aumentou bastante nos últimos anos e tem se tornado uma preocupação de saúde pública.
Esses bebês podem ser classificados de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 37 e 38 semanas; o moderado nascido entre 31 e 36 semanas e o prematuro extremo aquele nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional.
Quanto ao peso no nascimento, considera-se os bebês com menos de 2kg como de baixo peso; os com menos de 1,5kg como “muito baixo peso” e os de peso inferior a 1kg como “extremo baixo peso”.
Nas crianças que sobrevivem, a prematuridade aumenta o risco de alterações nos padrões de crescimento, atrasos no desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo e problemas psíquicos. O plano de cuidados para o acompanhamento ambulatorial multidisciplinar deve ser individualizado, e seu seguimento poderá́ contar com profissionais como pediatras, psicólogos infantis, neurologistas infantis, oftalmologistas, otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, e profissionais de medicina física e reabilitação.
⠀
O melhor acompanhamento do prematuro garantirá menores taxas de hospitalizações, menor índice de infecções nos primeiros anos de vida, melhores taxas de crescimento e neurodesenvolvimento, inclusão adequada na escola com maior potencial de aprendizado e inserção social mais positiva.
As principais características que um bebê prematuro apresenta são:
- Geralmente baixo peso ao nascer;
- Pele fina, brilhante e rosada;
- Veias visíveis;
- Pouca gordura sob a pele;
- Pouco cabelo;
- Orelhas finas e moles;
- Cabeça desproporcionalmente maior do que o corpo;
- Musculatura fraca e pouca atividade corporal;
- Poucos reflexos de sucção e deglutição (sugar e deglutir).
A família é determinante no prognóstico de vida da criança e precisa sempre ser apoiada e orientada!
Quanto tempo leva para um bebê prematuro ganhar peso?
Cabe lembrar que cada bebê é único, e muito do seu desenvolvimento irá depender de quantas semanas a gravidez durou. A nutrição do bebê prematuro pode ser um pouco mais complicada devido aos poucos reflexos de sugar e deglutir, conforme exposto anteriormente. Ainda assim, o leite materno é o melhor alimento para que o bebê possa ganhar peso de forma adequada e saudável.
Se o bebê já tiver uma maior maturidade gastrointestinal, inicia-se a alimentação através de uma sonda, um tubo flexível que é introduzido no nariz (nasogástrica) ou na boca (orogástrica) e chega ao estômago do bebê. Dessa forma, o leite materno (da própria mãe ou de doadoras) ou até mesmo fórmulas infantis, na falta do leite humano, são oferecidos para o prematuro na UTI.
É muito comum as mães se assustarem com o volume inicial da dieta fornecida aos bebês prematuros, que ocorre em intervalos de 2 ou 3 horas. À medida que o bebê desenvolve os reflexos naturais de sucção e de deglutição, provavelmente será possível iniciar a alimentação por via oral com o aleitamento ou por mamadeira.
Geralmente, os primeiros MLs de dieta que seu bebê irá receber pela sonda serão do seu colostro; aquele primeiro leite super rico em anticorpos, proteínas e calorias secretado nos primeiros 7 a 10 dias após o parto.
Amamentar pode não ser a tarefa mais fácil do mundo, ainda mais para um bebê prematuro. Mas é possível amamentá-lo! Aliás, estes bebês são os que mais se beneficiam do leite materno, pois ajuda a protegê-los contra infecções e colabora ainda mais com seu desenvolvimento.
Siga as orientações da equipe médica e consulte sempre seu pediatra!